Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Câmara acelera PEC da Segurança enquanto...

Câmara acelera PEC da Segurança enquanto Senado se prepara para sabatina de Messias no STF

Proposta de reestruturação da segurança pública terá votação ainda em 2025; indicação de Jorge Messias ao STF avança com leitura da mensagem e sabatina prevista para 10 de dezembro

Por: Redação

01/12/202516h37

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A primeira semana de dezembro no Congresso Nacional promete ser intensa, com destaque para o avanço da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Câmara dos Deputados e para a formalização da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado.

Considerada a principal aposta do Governo Federal para reestruturar a segurança pública, PEC da Segurança Pública, terá seu cronograma acelerado na Câmara. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a proposta será o foco da semana, com votação em Plenário ainda em 2025.

O relator da PEC, deputado Mendonça Filho (União-PE), apresentará seu parecer nesta terça-feira (2), seguido por debate em reunião de líderes. A previsão é que a comissão especial vote o texto já na quinta-feira (4).

A proposta estabelece que a União seja responsável pela elaboração do plano nacional de segurança pública. O tema tem causado controvérsia: governadores e setores do Parlamento criticam a medida, argumentando que a obrigatoriedade das diretrizes federais nos Estados e no Distrito Federal interfere na autonomia dos entes federados. Especialistas, por outro lado, consideram a PEC tímida, mas reconhecem que representa um primeiro passo para mudanças na área.

No Senado, a pauta gira em torno da indicação de Jorge Messias, advogado-geral da União, para o STF, anunciada em 20 de novembro. O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), aguarda o envio da mensagem do Executivo para dar andamento ao processo.

A leitura da mensagem ocorrerá na quarta-feira (3), seguida de vista coletiva aos senadores. O senador Weverton (PDT-MA) será o relator da indicação, que terá sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e votação em Plenário previstas para 10 de dezembro.

Além da sabatina, o Senado pode analisar o Projeto de Lei 5582/2025 (PL Antifacção). A proposta prevê penas mais duras para integrantes de facções criminosas e a apreensão de bens de investigados. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 18 por 370 a 110 votos, com alterações feitas pelo relator deputado Guilherme Derrite (PP-SP).

Política
Câmara dos Deputados
Congresso Nacional
PEC