Carnaval 2026: Estado abre edital para apoiar festas em 80 municípios
Governo prevê investimento de mais de R$ 33 milhões em festas carnavalescas; seleção prioriza critérios culturais e turísticos.
Por: Redação
04/12/2025 • 10h06 • Atualizado
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quarta-feira (3), a abertura do edital de chamada pública para apoiar as festas populares do Carnaval da Bahia 2026. Para o próximo ano, o Governo do Estado prevê investir mais de R$ 33 milhões na realização dos festejos em 80 municípios.
Segundo o governador, o objetivo é fortalecer a organização das celebrações locais e ampliar seus impactos econômicos e sociais. “Nossa expectativa é de que os prefeitos possam se organizar e ter o carnaval como um período de dinamização da economia e do turismo, proporcionando às pessoas uma oportunidade de se divertir em um ambiente seguro”, afirmou Jerônimo.
As inscrições serão abertas nesta quinta-feira (4) e seguem até 15 de dezembro. Os gestores municipais poderão inscrever seus projetos presencialmente na sede da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) ou por meio da plataforma ba.gov.br. O edital será publicado no site da Sufotur no mesmo dia.
O secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacou que o investimento é fundamental para reforçar as tradições culturais no interior do estado. “O apoio do Governo reflete a força da cultura movimentando o estado, levando diversão, entretenimento e, sobretudo, gerando desenvolvimento econômico”, afirmou.
O processo de seleção levará em conta critérios como valorização cultural, potencial turístico e presença digital dos festejos. Além do aporte financeiro para estrutura e contratação de artistas, o Estado também atuará com reforço na segurança, saúde e mobilidade durante os eventos nos municípios contemplados.

