Sábado, 6 de dezembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Bahia sedia principal conferência nacion...

Bahia sedia principal conferência nacional de estatísticas e geociências

Evento reúne especialistas para discutir dados e planejamento estratégico do país

Por: Redação

03/12/202514h24

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Salvador recebe até 5 de dezembro a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) 2025, o principal encontro do país sobre estatísticas e geociências. Pela primeira vez fora do Rio de Janeiro, o evento acontece no Senai Cimatec e reúne especialistas, gestores e pesquisadores para discutir a integração e modernização de dados oficiais.

Na manhã desta quarta-feira (3), o governador Jerônimo Rodrigues participou da abertura do encontro, destacando a importância do uso estratégico de informações oficiais. “Os dados produzidos pelo IBGE e por outras instituições públicas nos permitem planejar com precisão, identificar desigualdades, antecipar demandas e construir políticas mais justas. A Bahia vem investindo fortemente no uso de bases oficiais para organizar iniciativas nas áreas estratégicas do Estado”, afirmou o governador.

Durante três dias, especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes de instituições nacionais e internacionais participam da elaboração do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026-2030. O documento servirá como guia para a produção, integração e uso estratégico de dados no Brasil.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, ressaltou que levar a conferência para Salvador simboliza uma nova fase do instituto, voltada à descentralização e democratização do acesso à informação. “Estados como a Bahia tendem a se beneficiar das novas estratégias que o IBGE vem implementando para ampliar a disponibilidade de estatísticas e geodados para gestores, pesquisadores e sociedade.”

Já o superintendente da SEI, Cláudio Peixoto, reforçou que estatísticas e geodados são instrumentos estratégicos para decisões de governo. “Eles permitem compreender realidades sociais e territoriais com precisão. A conferência fortalece o trabalho técnico e aprofunda nossa capacidade de transformar informações em políticas efetivas.”

No evento, o governador autorizou a adesão do IBGE ao Convênio de Cooperação Técnica nº 82/2025, que prevê a instalação de uma unidade do Projeto CASA BRASIL IBGE no Posto SAC Comércio, em Salvador. O espaço será dedicado à memória institucional, disseminação de dados oficiais e educação estatística e cartográfica, aproximando o público do trabalho técnico do instituto.

Além disso, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o IBGE, o SENAI CIMATEC e a FIEB, com objetivo de fortalecer competências analíticas e estatísticas, ampliar o uso integrado de bases de dados oficiais e promover qualificação técnica em análises socioeconômicas, ambientais, territoriais e produtivas.

Governo do Estado
CONFEST
CONFEGE
IBGE