Sábado, 6 de dezembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Bahia celebra 50 anos da Pedagogia da Al...

Bahia celebra 50 anos da Pedagogia da Alternância com apoio da Secretaria da Educação

Metodologia que integra escola e comunidade transforma vidas de jovens rurais com parceria entre Secretaria da Educação, Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais

Por: Redação

12/11/202511h54

Foto: André Fofano

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) realizou, nesta segunda-feira (10), uma sessão especial para comemorar os 50 anos da Pedagogia da Alternância no estado. A metodologia, que integra o aprendizado escolar às experiências das comunidades rurais, é referência na formação de jovens do campo.

Em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), 34 Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e três Casas Familiares Rurais (CFRs) fortalecem a aprendizagem contextualizada, valorizando as identidades rurais e promovendo desenvolvimento social e produtivo.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, representando o governador Jerônimo Rodrigues, destacou o papel transformador da metodologia: “Celebrar 50 anos da Pedagogia da Alternância é reconhecer o poder de unir a escola à vida, formando pessoas comprometidas com o desenvolvimento sustentável e com a continuidade da vida no campo”.

Alunos que passaram pelas EFAs relatam o impacto da metodologia em suas vidas. Valdilene Oliveira de Souza, ex-aluna da Escola Família Agrícola Monte Santo, afirmou que aprendeu com sua comunidade sem precisar deixá-la, enquanto Caique Nunes Teixeira, estudante da EFA Caculé, destacou que leva para sua comunidade os aprendizados adquiridos na escola, contribuindo para melhorar a produção e preservar o meio ambiente.

Para representantes das instituições, o evento simboliza a consolidação de uma história de meio século de educação rural na Bahia. José Nivaldo Santana Costa, da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba), lembrou que a parceria com a SEC tem sido fundamental para o avanço das EFAs. Já Crispim Ribeiro da Silva, da Rede das EFAs do Semiárido, reforçou que a pedagogia da alternância continua transformando vidas e ampliando oportunidades no campo.

Educação
Assembleia Legislativa da Bahia
Secretaria da Educação do Estado
Pedagogia da Alternância