Sábado, 6 de dezembro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Aula inaugural marca início do curso de...

Aula inaugural marca início do curso de formação da Polícia Penal da Bahia

Turma de 2024 inicia atividades com presença de secretários de Estado e autoridades da área de segurança pública e justiça

Por: Redação

10/11/202511h20Atualizado

Foto: NUCOM/Seap

A manhã desta sexta-feira (7) marcou o início oficial das atividades do Curso de Formação de Policiais Penais da Bahia, com a realização da aula inaugural no auditório Zezéu Ribeiro, na sede da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em Salvador. O evento simboliza um momento histórico para o sistema prisional baiano, com o início da jornada de formação dos candidatos aprovados nas etapas anteriores do concurso de 2024.

Ao todo, 267 candidatos foram convocados conforme a ordem de classificação e os critérios previstos em edital. A abertura contou com a presença do secretário da Seap, José Castro, do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, além dos secretários Marcelo Werner (Segurança Pública) e Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos), que ministraram palestras aos futuros policiais penais.

Em seu discurso, o secretário José Castro destacou a importância da valorização dos servidores públicos e os investimentos realizados pelo Governo do Estado na área de segurança e no sistema prisional. “Com uma mão, levamos o interno à ressocialização; com a outra, asseguramos o cumprimento da ordem, da lei e da segurança no sistema prisional”, afirmou, ressaltando o papel estratégico da Polícia Penal na garantia da ordem e na promoção da ressocialização. Durante o evento, o secretário anunciou a convocação da segunda turma do curso de formação, com edital programado para publicação no sábado (8).

O curso é ministrado pela Academia de Polícia Penal da Bahia (ACADEPPEN-BA) e possui carga horária de 570 horas/aula, divididas em cinco módulos: Administrativo, Saúde do Servidor, Técnicas Operacionais, Alternativas Penais e Estágio Supervisionado. A capacitação visa preparar os futuros policiais penais para atuar com eficiência, ética e responsabilidade na execução penal e na segurança das unidades prisionais do Estado.

Também participaram da cerimônia o Comandante-Geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Carlos Magalhães Silva; o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica, Osvaldo Silva; o deputado estadual Matheus Ferreira; o juiz de direito do Tribunal de Justiça da Bahia, Antonio Alberto Faiçal Júnior; o procurador de Justiça do Ministério Público do Estado, Hugo Cassiano; o chefe de gabinete da Polícia Civil, Ivo Tourinho, representando o delegado-geral André Viana; o coronel BM Jadilson Lopes das Mercês, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio de Mascarenhas Fernandes; além de representantes da Polícia Penal Federal e da Força Nacional.

Curso de Formação
Policiais Penais da Bahia
Segurança Pública
Governo do Estado
Seap