Domingo, 26 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

URGENTE: Deputado Binho Galinha se entr...

URGENTE: Deputado Binho Galinha se entrega ao MP e é preso em Feira de Santana

Parlamentar é apontado como líder de organização criminosa envolvida em tráfico, lavagem de dinheiro e milícia

Por: Redação

03/10/202518h40Atualizado

Foto: Divulgação

O deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, se entregou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta sexta-feira (3), em Feira de Santana, após dois dias foragido. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva expedido no âmbito da Operação Estado Anômico, deflagrada na última quarta-feira (1º).

Após se apresentar, o parlamentar foi escoltado por uma força-tarefa de 20 agentes e promotores até Salvador, onde permanece custodiado em local não divulgado.

De acordo com as investigações, Binho Galinha é apontado como líder de uma organização criminosa com atuação em Feira de Santana, envolvida em uma série de crimes, incluindo lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, jogo do bicho, agiotagem, receptação, obstrução da Justiça e atuação miliciana.

A estrutura da quadrilha, segundo o MP, inclui policiais militares em funções estratégicas e operacionais, configurando um esquema sofisticado e hierarquizado. Além do parlamentar, dez pessoas foram presas, entre elas a esposa e o filho do deputado.

Esta não é a primeira vez que Binho Galinha é alvo de investigações. Ele já responde a duas ações penais decorrentes da Operação El Patrón, cujas denúncias foram oferecidas pelo MP em dezembro de 2023 e fevereiro de 2025.

Com os desdobramentos da El Patrón e da Estado Anômico, o Ministério Público da Bahia já denunciou 15 pessoas ligadas ao grupo criminoso. 

O MP informou que as investigações continuam e novas fases da operação não estão descartadas. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.