Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Trabalho da SSP leva Bahia ao melhor índ...

Trabalho da SSP leva Bahia ao melhor índice de violência letal em quase duas décadas

Queda de 13,1% em 2025 reforça eficiência das ações de inteligência e integração policial

Por: Redação

20/01/202614h20

Foto: Alan Dantas/SSP

A Bahia alcançou, em 2025, o melhor resultado dos últimos 19 anos na redução das mortes violentas letais intencionais (MVLIs), que englobam homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte. O estado registrou uma queda de 13,1% nesses crimes, resultado do trabalho integrado, estratégico e de inteligência desenvolvido pelas Forças Estaduais da Segurança Pública.

Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI), e confirmam o quarto ano consecutivo de redução da violência letal no estado. Em 2025, foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que em 2024, segundo dados da Polícia Civil.

O destaque positivo também alcançou a capital baiana. Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos, com uma expressiva redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, foram 706 ocorrências ao longo do ano.

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a redução foi de 21,2%, totalizando 390 crimes violentos letais intencionais, 105 a menos que no ano anterior. Já no interior do estado, 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, representando uma queda de 8,9%.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou que os resultados são consequência do fortalecimento das ações ostensivas aliadas ao uso da inteligência policial. “Com o reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, conseguimos asfixiar financeiramente as facções criminosas”, afirmou.

Segundo o secretário, além da redução dos índices, houve ampliação no número de prisões de criminosos e no volume de armas de fogo apreendidas, enfraquecendo a atuação das organizações criminosas em todo o estado.

No enfrentamento à violência de gênero, a Bahia também apresentou resultados positivos. Em 2025, foram registrados 103 feminicídios, número 6,3% menor do que o contabilizado em 2024, de acordo com a Polícia Civil.

Entre as ações implementadas, Werner destacou o lançamento do Baralho Lilás, no final de 2025, ferramenta que divulga agressores procurados pela Justiça e fortalece a rede de proteção às mulheres. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a prevenção e a redução da violência de gênero, com integração entre inteligência, investigação e políticas de proteção”, concluiu.