STF arquiva investigação contra Carla Zambelli por coação e obstrução
Ministro Alexandre de Moraes segue parecer da PGR; ex-deputada já cumpre condenações em processo de extradição.
Por: Redação
19/02/2026 • 14h47
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (18) o arquivamento de um inquérito que investigava a ex-deputada federal Carla Zambelli por supostos crimes de coação e obstrução de investigação. A decisão seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia se manifestado pelo encerramento do caso.
Segundo a PGR, embora Zambelli tenha anunciado a intenção de buscar apoio de autoridades estrangeiras para influenciar instituições brasileiras após deixar o país, ela não conseguiu concretizar esse plano. Dessa forma, não foram identificados elementos suficientes para a continuidade da apuração.
Carla Zambelli já havia sido condenada a dez anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela emissão de um mandado falso de prisão contra Moraes. Posteriormente, enquanto estava na Itália, recebeu nova condenação de cinco anos por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. As decisões fazem parte de um mesmo processo de extradição, que ainda não teve desfecho definitivo.
O inquérito agora arquivado foi aberto em junho de 2025, depois que Moraes apontou que declarações públicas de Zambelli indicavam tentativa de impedir a aplicação da lei penal e a continuidade de ataques às instituições ao deixar o território nacional.

