SSP-BA encerra 2025 com resultados expressivos em segurança pública
Operações, investimentos em pessoal, unidades e tecnologia aumentam produtividade e proteção à população baiana
Por: Redação
31/12/2025 • 09h03
O secretário Marcelo Werner divulgou em seu perfil no Instagram um balanço das ações de 2025, ressaltando os avanços das forças policiais e do Corpo de Bombeiros da Bahia. Segundo ele, os investimentos nas Forças Estaduais foram essenciais para fortalecer a segurança e ampliar a capacidade de atuação em todo o estado, com o apoio do governador.
Em 2025, foram contratados 2.500 novos policiais militares, bombeiros, oficiais e praças, além da convocação de 1.000 reservistas, aproximando o estado da marca de 9.000 profissionais contratados nos últimos três anos. Também foram entregues 108 novas unidades em todas as regiões do estado, somando, entre 2023 e 2025, 237 Batalhões, Delegacias, Coordenações, Núcleos e Pelotões.
A frota de viaturas foi renovada e ampliada, com mais de 1.600 carros, motocicletas e embarcações, garantindo maior capilaridade no atendimento urbano e rural. Novos armamentos, equipamentos de perícia e proteção, drones e softwares também foram entregues para intensificar as ações de inteligência.
O secretário destacou ainda o aumento da produtividade das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, com 470 operações de combate ao crime organizado, realizadas em parceria com FICCO Bahia, Polícia Federal, PRF e Polícia Penal, algumas com ordens judiciais cumpridas em outros estados.
Operações como Primus, Freedom, Rainha do Sul, Zimmer e Costa Segura resultaram no bloqueio de R$ 6,5 bilhões provenientes da lavagem de dinheiro de facções criminosas.
Em 2025, foram registradas mais de 33 mil prisões, 7.500 armas de fogo apreendidas, 20 toneladas de drogas retiradas de circulação, 30 laboratórios de entorpecentes desmontados e a erradicação de 2 milhões de pés de maconha. O Corpo de Bombeiros também intensificou a Operação Florestal, combatendo focos de incêndio em todo o estado, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) auxiliou diretamente na elucidação de crimes.
“Norteados pela doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI), continuaremos em 2026 fechando o cerco contra as facções e protegendo a população baiana”, ressaltou Marcelo Werner.

