Selo Lilás: Estado lança nova edição e reforça combate à desigualdade de gênero
O evento tem como objetivo desenvolver iniciativas de valorização das mulheres e de enfrentamento à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.
Por: Redação
19/11/2025 • 11h24 • Atualizado
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Selo Lilás de 18 de novembro a 20 de janeiro de 2026, com certificação destinada a reconhecer empresas e instituições que desenvolvem iniciativas de valorização das mulheres e de enfrentamento à desigualdade de gênero no ambiente de trabalho promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo do Estado.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, destacou que os desafios relacionados à desigualdade de gênero no trabalho ainda são expressivos. “As mulheres continuam recebendo, em média, 19,4% menos que os homens. Nos cargos de direção, a diferença salarial chega a 25,2%, enquanto apenas 37,4% das posições de liderança são ocupadas por mulheres”, pontuou.
Ainda de acordo com a gestora, oito em cada dez mulheres já presenciaram ou vivenciaram situações de assédio, os dados reforçam a urgência de políticas públicas como o Selo Lilás, criado pela Lei Estadual nº 14.343/2021 e regulamentado pelo Decreto nº 22.173/2023, busca incentivar boas práticas voltadas à equidade de gênero no mercado de trabalho, fortalecendo o compromisso das organizações com uma sociedade mais justa. que impulsionam ambientes corporativos mais seguros e inclusivos.
Para participar, as empresas precisam comprovar ações concretas de promoção da igualdade, como: implementação de políticas internas de diversidade; equiparação salarial e de oportunidades; canais seguros para denúncias de assédio; suporte à maternidade e ao retorno ao trabalho; incentivo à presença feminina em cargos de liderança; apoio a mulheres negras, indígenas, trans e em situação de vulnerabilidade; iniciativas de dignidade menstrual; e programas de formação sobre assédio, discriminação e violência de gênero.
As organizações também devem manter pelo menos 30% de mulheres no quadro funcional, distribuídas em diferentes setores, ou apresentar programas voltados à ampliação dessa participação. Podem se inscrever organizações públicas e privadas, de todos os portes, além de entidades com ou sem fins lucrativos. As inscrições seguem até o dia 20 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site: www.selolilas.spm.ba.gov.br.

