Casa Franciscana Maria Lúcia
Espaço de acolhimento, cuidado e dignidade para pessoas em situação de rua no Centro Histórico de Salvador
Por: Paula Conrado
29/01/2026 • 13h37 • Atualizado
Quem acompanha a coluna Conexão Social sabe que sempre trago momentos relacionados a instituições ligadas à saúde, educação, direitos humanos, caridade e voluntariado.
Hoje, apresento a você mais um projeto que merece ser amplamente divulgado e, principalmente, apoiado: a Casa Franciscana Maria Lúcia, que funcionará no coração do Centro Histórico de Salvador. Nos próximos posts, contarei melhor quem foi Maria Lúcia e o motivo da escolha de seu nome para este projeto.
Posso descrever um pouco sobre essa iniciativa através das palavras de Frei Lorrane, idealizador do projeto, em suas redes sociais:
“Aqui funcionará um espaço de acolhimento, cuidado e fraternidade. Todo mundo conhece a Igreja de São Francisco, no Pelourinho, pelo seu interior coberto de ouro. Mas o verdadeiro ouro está nas ruas: nas pessoas em situação de vulnerabilidade que os freis franciscanos sempre acolheram com amor e dignidade. Dentro do convento, onde por anos funcionou um refeitório, o lugar foi construído para ser de cuidado e recomeço. Mesmo com a igreja de portas fechadas, o coração franciscano continua aberto.”
A Casa Franciscana Maria Lúcia contará com espaços comunitários como cozinha (para o preparo de refeições), banheiros (para higiene pessoal), espaço para serviços médicos, psicológicos e de assistência social, barbearia, espaço de convivência e oficinas.
A inauguração está prevista para o dia 30 de janeiro, às 9h, no Pelourinho. A Casa já funcionará inicialmente com um bebedouro para atender ao povo em situação de rua. Mais uma vez, recorremos às palavras de Frei Lorrane:
“As temperaturas sobem e, infelizmente, não vejo mobilização. Água é vida, mas ainda não é direito de todos. A sede também dói. Todos os dias, milhares de irmãos e irmãs em situação de rua caminham pelo Centro Histórico de Salvador sem acesso ao mais básico: água potável. Todos sabem da minha luta pelo direito à água para os irmãos em situação de rua. Com o calor intenso que estamos vivendo, a necessidade é ainda maior. Um espaço de acolhida, cuidado e dignidade para a população em situação de rua e vulnerabilidade do Centro Histórico de Salvador, inspirado no carisma de São Francisco de Assis. Um sinal de esperança, fraternidade e compromisso com os pobres.”
Estarei torcendo para que tudo dê certo!
Quer conhecer e ajudar? Acesse o perfil @casamarialucia

