São João da Bahia: governador visita Senhor do Bonfim e Jaguarari durante festejos
Agenda inclui valorização da cultura, reforço à economia local e investimento em ações estruturantes
Por: Redação
22/06/2026 • 17h01 • Atualizado
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou na noite deste domingo (21) das celebrações de São João nos municípios de Senhor do Bonfim e Jaguarari, duas das principais referências dos festejos juninos no interior do estado.
Durante a passagem pelas cidades, o governador ressaltou o valor cultural das festas juninas e a necessidade de manter vivas as tradições populares nordestinas, além de evidenciar o impacto positivo do período festivo na economia local. “Sabemos que esse é um momento de fortalecer a cultura baiana e nordestina”, afirmou.
O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, que acompanhou a agenda, destacou que o São João também se consolidou como um importante vetor de desenvolvimento econômico, impulsionado pela economia criativa e pelo aumento do fluxo turístico durante o período.
“É um momento de celebração da nossa cultura, da nossa identidade e da tradição do povo baiano e nordestino, mas é também um momento muito importante para o desenvolvimento do estado”, disse o secretário.
Segundo o governo estadual, mais de R$ 146 milhões estão sendo investidos no apoio aos festejos juninos em diferentes municípios baianos. Os recursos contemplam estrutura, atrações culturais e reforço em áreas como segurança, saúde, mobilidade, turismo e infraestrutura, fortalecendo o São João como política pública de valorização cultural e geração de renda.
Impacto na economia local
Em Senhor do Bonfim, conhecido como a “Capital Baiana do Forró”, a movimentação intensa durante os festejos é vista como oportunidade de renda extra para trabalhadores locais. O casal de ambulantes Alexsandro Pereira e Resenilda Conceição, que atua há cerca de 25 anos no evento, destaca o aumento significativo no fluxo de visitantes e nas vendas durante o período.
Para eles, o São João representa não apenas tradição, mas também sustento. “O São João do Bonfim é uma grandeza. A cidade fica repleta de gente e, para a gente, isso é muito bom”, afirmou Alexsandro, que ainda consegue aproveitar parte da programação mesmo trabalhando.
Já em Jaguarari, a valorização das tradições culturais também foi destaque entre os moradores. Francisca Ferreira, residente há mais de seis décadas no município, ressaltou a importância de manter vivas manifestações como o reisado e referências históricas locais. “Tem o reisado, tem Lampião, muitas tradições. É isso que mantém viva a nossa cultura”, comentou.

