Resultados expressivos: Bahia registra queda histórica nos homicídios
Marcelo Werner destaca estratégias da SSP, aumento do efetivo e ações integradas que consolidam avanços na segurança pública
Por: Redação
02/12/2025 • 14h47 • Atualizado
A Bahia registrou em novembro o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos, conforme dados divulgados nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Durante o mês, foram contabilizadas 273 mortes violentas, número 28% menor em comparação com novembro de 2024, quando foram registrados 379 casos.
Segundo a SSP, a redução nos índices de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte está ligada ao reforço do patrulhamento e às megaoperações de asfixiamento financeiro das facções criminosas.
O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a dedicação das forças policiais baianas. “A dedicação incansável de todos os homens e mulheres das Forças Policiais da Bahia resultou neste expressivo índice de diminuição dos crimes graves contra a vida", pontua.
Werner também ressaltou a evolução do trabalho nos últimos anos: em 2023, a redução das ocorrências foi de 6%, e em 2024, a diminuição registrada pela Polícia Civil chegou a 8,2%.
O secretário afirmou que o apoio do governador Jerônimo Rodrigues foi essencial para os avanços. “Seis mil policiais e bombeiros foram contratados em pouco mais de dois anos e, na próxima sexta-feira (5), a Bahia ganhará mais 2.000 PMs”, afirmou.
Além do patrulhamento ostensivo, Werner destacou medidas estruturais: a duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica e a previsão de um novo concurso para a Polícia Civil em 2026, com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores.
O secretário concluiu que os esforços conjuntos reforçam o compromisso da SSP com a segurança e a proteção da população, consolidando a Bahia como um estado mais seguro e com políticas de combate à criminalidade cada vez mais eficazes.

