Prefeitura e Ministério da Justiça garantem investimentos em Salvador
Parceria entre Prefeitura e Ministério da Justiça garante investimento de R$ 11 milhões para prevenção à violência na capital baiana
Por: Redação
23/07/2025 • 11h39 • Atualizado
A cidade de Salvador deu um importante passo na promoção da segurança e inclusão social. Em uma ação conjunta com o Governo Federal, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), firmou uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que garante investimento superior a R$ 11 milhões voltado à prevenção da violência em áreas socialmente vulneráveis.
O anúncio foi realizado na semana passada, na sede da Sempre, no bairro do Comércio, e contou com a presença de representantes do Ministério da Justiça e de outras cidades participantes do projeto. Durante o encontro, foram compartilhadas diretrizes e experiências para implementação de políticas de segurança cidadã.
Um dos principais frutos da parceria será a criação do Centro Comunitário pela Vida (Convive), que será implantado no bairro de Pirajá, uma das regiões com maior índice de vulnerabilidade social na capital baiana. O Convive será um espaço multifuncional voltado à promoção da cultura de paz, inclusão social e fortalecimento comunitário.
De acordo com o titular da Sempre, Júnior Magalhães, o projeto já está em fase de licitação e deverá oferecer uma ampla gama de serviços sociais e comunitários, entre eles: Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Atendimento do Procon; Serviços de saúde: médico, odontológico e psicológico; Salas de atendimento à mulher e para conciliação de conflitos; Salas de dança, informática, biblioteca, além de espaços para oficinas e aulas; Playground infantil, quadra poliesportiva, campo society e piscina semiolímpica, com atividades esportivas, hidroginástica e natação.
“Esse centro comunitário será um marco para a comunidade de Pirajá e entorno, pois reunirá serviços essenciais em um só local, contribuindo diretamente para a redução da criminalidade e o fortalecimento de vínculos sociais”, destacou Magalhães.
A parceria intersetorial também prevê o intercâmbio de experiências com representantes de outras cidades brasileiras, reforçando a ideia de que a prevenção à violência passa pela inclusão social e geração de oportunidades. “A proposta é construir uma Salvador mais justa, pacífica e inclusiva. Que essa seja apenas uma das muitas parcerias firmadas em prol da nossa população”, concluiu Magalhães.
O secretário ressaltou ainda que a ação conjunta entre o município e o Governo Federal reforça a importância da articulação intersetorial como ferramenta de transformação social. “Essa é uma parceria que visa à promoção da cultura de paz e da inclusão, sobretudo nos territórios mais vulneráveis. Esperamos que mais convênios como esse sejam firmados em benefício de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.