Sábado, 25 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Outubro Rosa: Bahia realiza mutirão com...

Outubro Rosa: Bahia realiza mutirão com 40 mil mamografias para reforçar combate ao câncer de mama

Ação do Governo do Estado oferece exames gratuitos em Salvador e em 24 municípios do interior, com agendamento on-line e atendimento itinerante durante todo o mês de outubro

Por: Redação

02/10/202515h30

Foto: Amanda Ercília/GOVBA

O Outubro Rosa na Bahia ganhou um reforço significativo este ano, com o início do mutirão de 40 mil mamografias disponibilizadas pelo Governo do Estado. A ação, que visa intensificar o diagnóstico precoce do câncer de mama, atende mulheres de 40 a 69 anos e acontece em Salvador e em diversos municípios do interior da Bahia. A iniciativa é parte do programa Rastreio de Câncer de Mama, que busca salvar vidas e garantir o acesso à saúde de qualidade para todas as baianas.

O lançamento oficial da campanha foi realizado nesta quarta-feira (1º), na Arena Fonte Nova, em Salvador, com a presença de autoridades como o vice-governador Geraldo Junior. Durante o mês de outubro, as mulheres terão acesso aos exames de mamografia em nove carretas móveis, que vão percorrer 14 bairros da capital baiana, além de 24 municípios do interior. A expectativa é realizar 33 mil exames em Salvador e 7 mil no interior.

Com uma capacidade de até 154 exames por dia em cada unidade móvel, as carretas oferecem um atendimento rápido e eficiente, com agendamento prévio pelo site BA.GOV.BR. O serviço é gratuito, e as mulheres que agendarem exames na Arena Fonte Nova terão direito ao transporte gratuito no metrô de Salvador.

A facilidade de agendamento online tem sido um dos pontos positivos do mutirão, como destacou Rose Passos, de 47 anos, que estava entre as primeiras a realizar o exame. "O agendamento foi muito bom, inclusive foi fácil, online, gostei muito. Cheguei aqui e fiquei surpresa com o atendimento rápido. Achei que fosse demorar, mas não, já estou prestes a ser atendida", contou Rose, que tem histórico familiar de câncer de mama e considera fundamental a realização do exame anualmente.

A agilidade no atendimento e a praticidade do agendamento são um reflexo do empenho do Governo do Estado em tornar o processo de prevenção mais acessível e eficiente para todas as mulheres.

De acordo com Roberta Santana, Secretária da Saúde do Estado, o programa de rastreamento tem sido uma estratégia fundamental para detectar o câncer de mama em estágios iniciais, o que aumenta em até 90% as chances de cura. Ela destacou que, desde 2023, o programa já realizou quase meio milhão de mamografias em todo o estado, e o mutirão de outubro representa um grande avanço na ampliação do diagnóstico precoce.

“O câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre as mulheres no Brasil, e a Bahia não está imune a esse problema. Com o mutirão, estamos fazendo a nossa parte para garantir que mais mulheres tenham acesso ao diagnóstico precoce e possam lutar pela cura da doença”, afirmou Roberta Santana.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, em 2025, 4.230 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados na Bahia, tornando o rastreamento e o diagnóstico precoce ainda mais urgentes. Além disso, a Secretaria de Saúde da Bahia registrou 912 óbitos pela doença até setembro deste ano, e mais de 2.800 internações.

Esse cenário reforça a importância de campanhas como o Outubro Rosa, que oferecem não apenas exames gratuitos, mas também conscientização sobre a importância de se cuidar. O exemplo de Rose Passos, que perdeu sua mãe para o câncer de mama aos 55 anos, é um alerta para todas as mulheres: "Todas as mulheres deveriam fazer também, pela própria saúde", afirmou Rose, que realiza o exame regularmente desde os 33 anos.

O calendário completo de atendimentos está disponível no site da Secretaria de Saúde da Bahia (www.saude.ba.gov.br).

Governo do Estado
Outubro Rosa
Inca
SESAB
Políticas Públicas