Modernização do Creasi fortalece rede de atenção ao idoso na Bahia
Investimentos ampliam capacidade de diagnóstico, prevenção e cuidado integrado
Por: Redação
05/12/2025 • 09h25 • Atualizado
O Governo do Estado da Bahia reforçou, nesta quinta-feira (4), a política de atenção integral à população idosa com a inauguração das novas salas de Densitometria Óssea e Vacinação do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), em Salvador. A entrega contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde, Roberta Santana.
Com investimento de cerca de R$ 470 mil, a iniciativa incluiu a requalificação dos espaços, climatização e aquisição de um moderno aparelho de densitometria óssea. O equipamento permitirá diagnósticos mais precisos de osteoporose e outras condições relacionadas à perda de massa óssea, fundamentais para prevenir quedas e garantir maior autonomia aos idosos. A expectativa é de realização de até 6.720 exames por ano.
Durante a cerimônia, o governador destacou o compromisso do Estado com o envelhecimento saudável da população. “Aqui disponibilizamos um conjunto de especialistas que vão desenhando a forma melhor de fazer a aplicação da política pública de saúde, em especial, para que essa idade seja recebida não com sofrimento, mas com prazer, com alegria, amenizando as dores”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), o novo serviço representa mais acesso e comodidade. O aposentado Otávio Santiago celebrou a ampliação. “Esse exame é muito difícil de fazer lá fora. Aqui, como pacientes dessa casa, podemos aproveitar esse benefício.” Já Tércio de Sousa, 71 anos, que realiza tratamento para Parkinson no Creasi e hoje pratica corrida, ressaltou que a novidade “vai permitir descobrir os problemas com rapidez”.
Referência estadual em geriatria e gerontologia, o Creasi atende cerca de 30 mil pacientes e integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), oferecendo serviços de média e alta complexidade. A nova Sala de Vacina fortalece a proteção dos idosos assistidos pelo Creasi e dos profissionais de saúde que atuam na unidade. Entre os imunizantes disponíveis estão Hepatite B, Covid-19, Influenza, DT e Pneumo 23, além de vacinas como Tríplice Viral, Febre Amarela e Varicela para trabalhadores.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou a relevância da ampliação. “Estamos falando de mães, pais e avós que ajudaram a construir a nossa história. É importante ofertar uma assistência adequada e com dignidade.” O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, frisou o impacto social das ações. “Estamos inaugurando um novo tempo na saúde pública da Bahia.”
O evento também marcou a assinatura de um acordo de Cooperação Técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê cerca de R$ 1 milhão para fortalecer ações voltadas ao cuidado de pessoas idosas com demência.
A parceria inclui a implantação de uma linha intersetorial de cuidado, integrando áreas como saúde, educação, assistência social, segurança, transporte e saneamento. Também está prevista a modelagem de um equipamento híbrido de cuidado sociossanitário, desenvolvimento de um software de apoio à reabilitação cognitiva e ações de capacitação para equipes.
A diretora do Creasi, Helena Pataro, destacou a relevância da iniciativa. “É um avanço importante para articular ações de cuidado a uma doença altamente incapacitante. A proposta é um modelo integrado de atendimento.” Para Lívia Gouveia, especialista do BID, o projeto pode se tornar referência para outros países da região. “Que seja um farol para políticas e ações em outros estados e países da América Latina.”

