Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026Sobre nósFale conosco
Vipay horizontal 2

Início

Notícias

Jerônimo Rodrigues participa de cerimôni...

Jerônimo Rodrigues participa de cerimônia de posse de Josias Gomes no TCE-BA

Novo conselheiro assume vaga no Tribunal de Contas do Estado com compromisso de transparência e fortalecimento do controle público

Por: Redação

09/02/202617h10

Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou, na tarde desta segunda-feira (9), da cerimônia de posse de Josias Gomes como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O evento foi realizado no auditório Conselheiro Lafayette de Azevedo Pondé, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Josias Gomes assume a vaga deixada pelo conselheiro Pedro Henrique Lino de Souza, falecido em setembro de 2024. Durante a solenidade, o governador destacou a importância da renovação no colegiado da Corte de Contas e ressaltou o papel estratégico do TCE-BA no acompanhamento das políticas públicas e na mediação de grandes projetos estruturantes do estado.

“A posse de um novo conselheiro representa a renovação e o fortalecimento do controle das contas públicas, além de contribuir para negociações importantes, como a mediação para o andamento das obras da ponte Salvador–Itaparica”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Em seu pronunciamento, Josias Gomes ressaltou que sua atuação será guiada pela transparência e pelo rigor no cumprimento das normas legais e constitucionais da administração pública. “Ao longo da minha vida, a transparência e as ações sociais sempre estiveram presentes. Tenho convicção de que poderemos oferecer ao povo da Bahia um Tribunal de Contas cada vez mais consciente do seu papel de guardião dos recursos públicos, com respeito às instituições do Estado”, declarou.

Trajetória profissional

Formado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Josias Gomes exerceu cinco mandatos como deputado federal pela Bahia, entre 2003 e 2025. Pernambucano, é casado e pai de três filhos. Ao longo de sua trajetória política, atuou como líder estudantil e ocupou cargos de direção no Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia, incluindo as funções de secretário-geral e presidente estadual da legenda. Também integrou o governo estadual como secretário de Relações Institucionais e secretário de Desenvolvimento Rural.