Domingo, 26 de outubro de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Jerônimo Rodrigues defende investigação...

Jerônimo Rodrigues defende investigação e fim de privilégios após operação da PF contra deputado Binho Galinha

Governador da Bahia evita comentar detalhes, mas reforça importância de apuração e critica tentativas de blindagem a parlamentares

Por: Redação

06/10/202510h02

Foto: Reprodução/Flickr/Jerônimo Rodrigues

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se manifestou nesta sexta-feira (3) sobre a operação da Polícia Federal que teve como alvo o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, investigado por suposta participação em atividades criminosas. O parlamentar estava foragido desde o início da ação, que apura possíveis crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Durante entrevista coletiva, Jerônimo evitou se aprofundar sobre o conteúdo das investigações, mas demonstrou apoio à atuação da Justiça e das autoridades responsáveis. “Se tem denúncias, e a polícia está apurando, é aguardar a Justiça tomar a decisão. A Assembleia também vai tomar a decisão no que diz respeito ao mandato do deputado”, afirmou.

O governador também aproveitou o momento para criticar privilégios legais a agentes públicos e relembrar a mobilização contra a chamada PEC da Blindagem, proposta que visava dificultar prisões e processos contra parlamentares. “Nós já abortamos a PEC, lá em Brasília, para evitar qualquer possibilidade de proteção para parlamentares. Então, parlamentar, prefeito, governador, é um ente representado, mas não pode ter privilégios que o povo não tem”, destacou.

A repercussão da operação já chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde parlamentares discutem os próximos passos em relação ao mandato de Binho Galinha, caso as acusações sejam confirmadas. A expectativa é que a Casa Legislativa se manifeste oficialmente nos próximos dias.

A operação da Polícia Federal reforça o cerco contra crimes envolvendo agentes públicos no estado e levanta um debate sobre a transparência, ética na política e igualdade na aplicação da lei.

Governo do Estado
PEC da Blindagem
Operação da PF
Assembleia Legislativa