Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026Sobre nósFale conosco
Vipay horizontal 2

Início

Notícias

Governo do Estado e Secretaria de Segura...

Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública montam operação histórica para o Carnaval 2026

Investimento de R$ 110 milhões garante atuação de 37 mil policiais, bombeiros e peritos em Salvador e 149 municípios

Por: Redação

06/02/202614h00

Foto: Reprodução/Instagram @geraldojunioroficial

O vice-governador Geraldo Júnior participou do lançamento da Operação Segurança Pública do Carnaval 2026 e destacou o compromisso do Governo do Estado com a festa. “Hoje foi dia de reforçar o compromisso com um Carnaval cada vez mais seguro e organizado. Participamos do lançamento da Operação Segurança Pública do Carnaval 2026, com planejamento integrado, tecnologia e a união das nossas forças de segurança para cuidar de baianos e turistas. O Carnaval da Bahia começa no planejamento e no cuidado com as pessoas. Seguimos trabalhando para fazer a maior festa do mundo com paz, acolhimento e responsabilidade.”

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) comandará a maior operação de segurança já realizada durante o Carnaval no estado. Com investimento histórico de R$ 110 milhões, o Governo da Bahia empregará 37 mil policiais, peritos e bombeiros na capital, Região Metropolitana de Salvador e em 149 cidades do interior durante a festa de 2026.

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI), e demonstram o reforço sem precedentes no efetivo e na estrutura utilizada pelas forças de segurança.

Além do aumento no número de profissionais, a operação contará com o maior aporte já feito em viaturas, aeronaves, drones, embarcações, equipamentos operacionais e tecnologia, ampliando a capacidade de prevenção e resposta a ocorrências.

Em Salvador, a SSP atuará com 22,5 mil profissionais nos circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico), além dos carnavais de bairro. As ações envolvem as Polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, a estratégia prioriza a proteção do público e as condições de trabalho das equipes. “Com o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, aplicaremos força máxima para garantir tranquilidade a baianos e turistas, aliando tecnologia, integração e valorização dos profissionais”, afirmou.

Cerca de 5 mil câmeras serão utilizadas no monitoramento dos circuitos e eventos no interior, auxiliando na contagem de público, identificação de foragidos e acompanhamento em tempo real das ocorrências. A operação também contará com 66 drones, alguns com tecnologia de análise térmica, além de Plataformas de Observação Elevada e Centros Integrados de Comunicação Móveis.

As equipes em campo estarão equipadas com terminais de comunicação com tecnologia LTE, permitindo troca segura e instantânea de informações. Para o controle de acesso aos eventos, serão instalados 53 Portais de Abordagem com detectores de metal. Ao longo dos trajetos, mais de 1.800 estruturas operacionais, incluindo 530 postos elevados, darão suporte às tropas e ao atendimento aos foliões.

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funcionará com a participação de 48 órgãos estaduais, municipais e federais, além do apoio do Centro Integrado de Inteligência da Segurança Pública (CIISP). A SSP também manterá o Disque Denúncia, em funcionamento 24 horas, e a atuação da Ouvidoria Geral da Segurança Pública, que irá monitorar diariamente a sensação de segurança do público.

Dois Postos Integrados de Prevenção à Violência, em Ondina e na Praça Municipal, realizarão acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, com apoio de secretarias estaduais e da Defensoria Pública. Com planejamento integrado e uso intensivo de tecnologia, a SSP reforça o compromisso com um Carnaval marcado pela segurança e pela proteção da população.