Governo da Bahia entrega Canal Mangabeira e leva mais segurança a comunidades de Salvador
Intervenção de R$ 93 milhões integra projeto de macrodrenagem que melhora a mobilidade e a qualidade de vida na região
Por: Redação
23/06/2026 • 09h32
Os moradores do Bairro da Paz, do Km 17 e de áreas vizinhas de Itapuã passaram a contar com mais segurança, mobilidade e qualidade de vida com a entrega de mais uma etapa das obras do Canal Mangabeira. A inauguração foi realizada nesta segunda-feira (22) pelo governador Jerônimo Rodrigues, com a participação do vice-governador Geraldinho, e marca um importante avanço no enfrentamento aos alagamentos que historicamente afetavam a região.
Com investimento superior a R$ 93 milhões, a intervenção integra o projeto de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, uma das maiores obras de infraestrutura urbana em execução na capital baiana. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que somam cerca de R$ 475 milhões em investimentos, resultado da parceria entre o Governo da Bahia e o Governo Federal.
Durante a cerimônia, Geraldinho destacou os impactos positivos da obra para a população e ressaltou a importância da cooperação entre os governos estadual e federal para a realização de investimentos estruturantes.
“Hoje é um dia de conquista para o povo do Bairro da Paz. Estamos entregando uma obra que protege famílias, reduz os prejuízos provocados pelas chuvas e garante mais dignidade para quem vive aqui. Esse é mais um resultado da parceria entre o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues, que tem levado obras importantes para diversas regiões da Bahia”, afirmou.
A etapa entregue contemplou a canalização do trecho do Rio Mangabeira que atravessa o Bairro da Paz, além da implantação de diversos equipamentos de urbanização. A população ganhou ciclovia, pista de caminhada, iluminação pública, áreas de convivência, parques infantis, academias ao ar livre, quadras esportivas, paisagismo e melhorias na mobilidade urbana.
Executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), a obra integra um amplo programa de recuperação ambiental e requalificação urbana da bacia dos rios Jaguaribe e Mangabeira. Além de solucionar problemas históricos de drenagem, o projeto promove a valorização dos bairros beneficiados e amplia os espaços destinados ao lazer e à prática esportiva.
Geraldinho também ressaltou que a transformação da região vai além das intervenções no canal. Segundo ele, o Governo da Bahia tem realizado uma série de investimentos voltados ao desenvolvimento social e econômico da comunidade.
“Estamos acompanhando uma mudança profunda nesta região. Já entregamos a nova passarela da Avenida Paralela, investimos na educação integral, fortalecemos ações do programa Bahia Pela Paz e avançamos nos projetos de mobilidade, como o VLT, que terá integração próxima ao Bairro da Paz. São iniciativas que ampliam oportunidades e promovem inclusão social”, destacou.
Os benefícios da obra já são percebidos pelos moradores, que conviviam há décadas com enchentes, dificuldades de mobilidade e áreas degradadas. Onde antes havia locais sujeitos a inundações e problemas de infraestrutura, surgiram espaços urbanizados com calçadão, ciclovia, equipamentos esportivos e áreas de convivência para a população.
As intervenções beneficiam diretamente mais de 100 mil moradores dos bairros de Bairro da Paz, Itapuã, Piatã e Alto do Coqueirinho. Novas etapas das obras seguem em andamento, ampliando as ações de drenagem e urbanização em outros trechos da bacia hidrográfica e consolidando um dos maiores projetos de requalificação urbana da capital baiana.

