Estudantes destacam a importância da preparação e expectativas para o último dia de prova do ENEM
O exame se tornou a principal acesso para a Educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada, do Programa Universidade para Todos e do Fundo de Financiamento Estudantil
Por: Redação
17/11/2025 • 12h15 • Atualizado
A segunda etapa do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), aconteceu neste domingo (16), onde foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza (química, física, biologia e matemática), os estudantes destacaram a importância fundamental que é a preparação para a prova, pois ela é a porta de entrada para Universidade, visto que o exame se tornou a principal acesso para a Educação Superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com o aluno do Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Viana, Luís Felipe Vasconcellos,17 anos, ele veio se preparando muito durante este ano, principalmente através dos simulados e aulões, realizados na escola. “Gostei muito das provas do primeiro dia e estou animado para fazer as provas de hoje, que são as que eu tenho mais facilidade, pois gosto de cálculo. Tenho o sonho de cursar Ciência da Computação e estou muito confiante”, ressaltou.
A Secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito esteve presente no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, e enfatizou a importância do acolhimento e do apoio prestado aos estudantes pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).
Para a secretária, a Uneb é um dos maiores lugares de aplicação de provas do Enem onde fez questão de estar presente, campus no qual os estudantes virão depois de serem aprovados, pois se sabe como é importante este espaço para a construção do desenvolvimento do Estado e da Educação. “Estou muito animada e com altíssimas expectativas, porque nós fizemos uma série de ações através da iniciativa Tô com Você no Enem, com a realização de aulões, simulados e concurso de redação e, também, os professores trabalharam muito” destacou.
Transporte gratuitos
Durante o período de prova da segunda etapa do ENEM, as passagens de metrô e ônibus de Salvador foram gratuitas para quem foi fazer as provas. Para o acesso livre, os candidatos apresentaram nas catracas exclusivas o comprovante de inscrição no Enem e um documento oficial com foto.
Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Ana Bernardes, Marcus Jesus, 17 anos, que fez as provas no Colégio Estadual Batista Neves, falou do apoio do Governo do Estado. “Estou fazendo o Enem como treineiro, pois quero adquirir experiência para fazer boas provas no ano que vem e cursar Administração, em uma universidade. Acabei de pegar o metrô de forma gratuita e fui muito bem acolhido pela equipe da SEC. São iniciativas que mostram o cuidado e a preocupação com nós, estudantes, e isso faz toda a diferença”.

