Sexta-feira, 26 de junho de 2026Sobre nósFale conosco
Camara de salvador 2

Início

Notícias

Bahia integra ação nacional do Ministéri...

Bahia integra ação nacional do Ministério da Saúde e amplia oferta de cirurgias pelo SUS

Mobilização envolve hospitais públicos, filantrópicos e privados e prevê mais de 170 procedimentos no estado durante o fim de semana

Por: Redação

26/06/202612h01

Foto: Camila Sanabria/MS

A Bahia participa, neste sábado (27) e domingo (28), de uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde para ampliar o acesso a cirurgias de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra o programa “Agora Tem Especialistas” e reúne unidades de saúde de diferentes naturezas com o objetivo de reduzir filas e acelerar o atendimento da população.

No estado, duas unidades serão mobilizadas: o Hospital Alagoinhas, da rede privada, e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, instituição filantrópica. Juntas, elas devem realizar 171 procedimentos cirúrgicos adicionais pelo SUS ao longo dos dois dias de ação.

Entre as cirurgias previstas estão procedimentos como retirada de vesícula, correção de hérnia, além de intervenções urológicas e ginecológicas, como cirurgias de próstata e útero. Os atendimentos serão destinados a pacientes que já estavam regulados na fila do SUS.

A estratégia adotada pelo governo federal prevê o atendimento de pacientes do SUS em hospitais privados e filantrópicos por meio de um modelo de compensação financeira, com abatimento de tributos federais. O objetivo é aproveitar a capacidade instalada da rede de saúde e ampliar rapidamente a oferta de procedimentos especializados.

Segundo o Ministério da Saúde, a mobilização nacional ocorre simultaneamente em 20 estados brasileiros e envolve 46 estabelecimentos de saúde. A expectativa é realizar cerca de 16 mil procedimentos especializados, sendo parte deles por meio do modelo de créditos financeiros e outra parte pela reativação de estruturas públicas que estavam ociosas.

O programa também contempla a retomada de salas cirúrgicas em unidades públicas estaduais e municipais que estavam sem funcionamento adequado, seja por falta de equipe, insumos ou equipamentos. A proposta é garantir o uso mais eficiente da estrutura já existente no SUS.

A ação faz parte de uma série de iniciativas do governo federal para reduzir o tempo de espera por exames, consultas e cirurgias especializadas, além de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Em edições anteriores, o programa já foi testado em municípios do Amazonas, Rio Grande do Sul e Pará, onde foram realizados mais de 10 mil procedimentos, contribuindo para a diminuição de filas em regiões com maior demanda reprimida.