Bahia inicia contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina de 2027 com evento no Dique do Tororó
Celebração marca 365 dias para o torneio e destaca esporte, cultura e o fortalecimento do protagonismo feminino no estado
Por: Redação
25/06/2026 • 12h02
Nesta quarta-feira (24), Salvador deu início à contagem regressiva de 365 dias para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino de 2027. A cerimônia, realizada no Dique do Tororó, marcou a preparação da Bahia para a competição, que será a primeira edição do torneio sediada no Brasil e na América do Sul.
A cerimônia reuniu representantes do Governo do Estado, atletas do futebol feminino e manifestações culturais, reforçando a integração entre esporte, identidade baiana e políticas públicas. O diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto, destacou o trabalho conjunto das secretarias estaduais na preparação para o evento.
“Foi com muita alegria que a Bahia disputou e venceu como estado-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027. São várias secretarias envolvidas nesse processo, trabalhando continuamente para garantir que o estado esteja preparado”, afirmou.
Como marco da contagem regressiva, foi inaugurada uma placa comemorativa dos 365 dias para o início do torneio, instalada ao lado do monumento em formato de berimbau. O espaço também passou por revitalização e ganhou novas cores em alusão à Copa, preservando a homenagem ao mestre Moa do Katendê, referência da cultura popular e da capoeira Angola. A cerimônia contou ainda com a presença de baianas, reforçando o caráter simbólico e cultural da celebração.
Além do aspecto comemorativo, a iniciativa também reforça a estratégia do estado de promover impactos econômicos e sociais a partir da competição. A expectativa é que a visibilidade internacional impulsione o turismo esportivo, fortaleça o comércio e os serviços e atraia novos eventos e investimentos para a Bahia.
No campo social, o planejamento envolve incentivo à prática do futebol feminino em comunidades e ampliação das oportunidades para mulheres no esporte e em outras áreas da sociedade.
Entre as participantes do evento esteve a atleta Iara Pereira, 51 anos, fundadora de um time tradicional do futebol feminino em Salvador. Ela destacou a importância da valorização histórica das mulheres no esporte.
“É uma emoção muito grande viver este momento e lembrar da luta das pioneiras do futebol feminino, que durante muito tempo foram impedidas de jogar. Hoje conseguimos ocupar esses espaços e também ajudar outras mulheres e meninas a fazerem o mesmo”, disse.
A Copa de 2027 será a primeira edição do torneio realizada em território brasileiro. Salvador dividirá o papel de sede com outras sete capitais: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
A preparação da Bahia está sendo conduzida de forma integrada por meio do programa Elas em Campo, envolvendo áreas como mobilidade urbana, turismo, cultura, ambiente de negócios e políticas para as mulheres. A proposta é garantir estrutura para receber delegações e visitantes, ao mesmo tempo em que se ampliam os legados sociais da competição.
Segundo a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Patrícia Barreto, o evento representa um avanço nas políticas de equidade de gênero no estado.
“É um momento histórico, que reconhece a trajetória de mulheres e meninas que lutaram para conquistar espaço no futebol e em tantos outros ambientes. A realização da competição fortalece as políticas de equidade e reafirma o compromisso de garantir que as mulheres estejam em todos os espaços que desejarem ocupar”, afirmou.

