Após especulações, Otto Alencar confirma apoio à reeleição de Jerônimo Rodrigues: “Eu nasci para ser vice-governador”
Senador afirma que PSD seguirá na aliança governista e rejeita qualquer aproximação com o bolsonarismo
Por: Redação
08/01/2026 • 12h03
Após semanas de especulações nos bastidores da política baiana, o senador Otto Alencar (PSD) confirmou novamente que vai apoiar a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A declaração foi feita durante entrevista ao Programa Política ao Vivo, nesta quinta-feira (08).
Otto também comentou a recente fala do senador Angelo Coronel (PSD), que afirmou “não ter aptidão para ser vice”. Em tom descontraído, o presidente estadual do PSD relembrou sua própria trajetória política. “Eu até disse que eu nasci para ser vice-governador. É uma posição um tanto quanto… Mas eu respeito a opinião dele, é meu cumpadre, meu amigo”, afirmou.
Durante a entrevista, o senador explicou que o PSD pretende indicar o nome de Angelo Coronel para compor a chapa majoritária nas próximas eleições. No entanto, deixou claro que a legenda não fará imposições caso isso não se concretize. “Se por acaso ele não for, o PSD vai na aliança, mas não vai indicar nome nenhum para não achar que nós fizemos uma negociação, tirando Coronel para indicar o vice. Não vai acontecer isso”, disse Otto.
Segundo o senador, mesmo sem a presença formal do partido na chapa majoritária, o apoio político ao grupo governista está mantido. “Mesmo que não tenha presença do partido na chapa, eu vou apoiar essa aliança que estou desde 2010”, reforçou.
Otto Alencar também fez questão de descartar qualquer possibilidade de apoio a grupos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De forma direta, afirmou não ter afinidade política ou ideológica com esse campo. “Eu não tenho discurso para estar em palanque de alguém que defenda a causa do ex-presidente”, concluiu.
A fala do senador reforça a manutenção da base aliada do governo estadual e sinaliza a continuidade da parceria entre o PSD e o PT na Bahia, apesar das discussões internas sobre a formação da chapa para as próximas eleições.

