Retrocesso educacional preocupa deputada em Salvador
Lídice da Mata aponta descaso da Prefeitura como fator da queda no ranking nacional
Por: Redação
29/01/2026 • 11h43 • Atualizado
A deputada federal Lídice da Mata (PSB) fez duras críticas à gestão do prefeito Bruno Reis diante da queda de Salvador no ranking nacional de educação. Os dados do Centro de Liderança Pública (CLP-Brasil), divulgados no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, apontam que a capital baiana perdeu 31 posições em um ano, caindo da 312ª para a 343ª colocação na categoria Qualidade da Educação.
Em entrevista ao programa Giro Baiana, da Rádio Baiana FM (89,3 FM), na manhã desta quarta-feira (28), Lídice afirmou que o desempenho negativo de Salvador reflete diretamente nos indicadores educacionais de todo o estado. “Quando se fala no IDEB da Bahia, no ensino fundamental, se está falando das prefeituras. E Salvador bate o Estado”, destacou.
A parlamentar apontou que a queda da capital baiana não é apenas uma questão educacional, mas também econômica e social. Segundo Lídice, a cidade tem perdido protagonismo regional, já que a educação é a base do desenvolvimento municipal. “Se você não tem uma mão de obra formada, qualificada, você não consegue ter um desenvolvimento naquela cidade”, afirmou.
O alerta de Lídice reforça a preocupação com o futuro da capital e do estado, mostrando que a falta de investimentos estruturais na educação não impacta apenas alunos e professores, mas compromete o crescimento econômico e a competitividade de Salvador e da Bahia como um todo.

