Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Retrocesso educacional preocupa deputada...

Retrocesso educacional preocupa deputada em Salvador

Lídice da Mata aponta descaso da Prefeitura como fator da queda no ranking nacional

Por: Redação

29/01/202611h43Atualizado

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) fez duras críticas à gestão do prefeito Bruno Reis diante da queda de Salvador no ranking nacional de educação. Os dados do Centro de Liderança Pública (CLP-Brasil), divulgados no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, apontam que a capital baiana perdeu 31 posições em um ano, caindo da 312ª para a 343ª colocação na categoria Qualidade da Educação.

Em entrevista ao programa Giro Baiana, da Rádio Baiana FM (89,3 FM), na manhã desta quarta-feira (28), Lídice afirmou que o desempenho negativo de Salvador reflete diretamente nos indicadores educacionais de todo o estado. “Quando se fala no IDEB da Bahia, no ensino fundamental, se está falando das prefeituras. E Salvador bate o Estado”, destacou.

A parlamentar apontou que a queda da capital baiana não é apenas uma questão educacional, mas também econômica e social. Segundo Lídice, a cidade tem perdido protagonismo regional, já que a educação é a base do desenvolvimento municipal. “Se você não tem uma mão de obra formada, qualificada, você não consegue ter um desenvolvimento naquela cidade”, afirmou.

O alerta de Lídice reforça a preocupação com o futuro da capital e do estado, mostrando que a falta de investimentos estruturais na educação não impacta apenas alunos e professores, mas compromete o crescimento econômico e a competitividade de Salvador e da Bahia como um todo.