PF faz buscas contra herdeira milionária ligada a "Careca do INSS"
Roberta Luchsinger, herdeira do ex-acionista do Credit Suisse, é alvo da operação Sem Desconto; ela nega ligação com fraudes e afirma que transações eram para projeto de canabidiol
Por: Redação
19/12/2025 • 09h37 • Atualizado
A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (18), uma operação de busca e apreensão na residência da empresária Roberta Moreira Luchsinger, localizada no bairro de Higienópolis, em São Paulo.
Herdeira do suíço Peter Paul Arnold Luchsinger, ex-acionista do banco Credit Suisse, Roberta também foi casada com o ex-delegado da PF Protógenes Queiroz. Conhecida por se declarar socialista, ela anunciou em 2016 que faria uma doação milionária para a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Luchsinger é sobrinha do financista Roger Wright, morto em acidente aéreo em 2009.
A operação, denominada Sem Desconto, envolve ainda o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Adroaldo Portal. Luchsinger é investigada por suposto envolvimento com Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, por ter recebido valores financeiros dele.
A empresária, no entanto, nega qualquer relação com irregularidades no INSS e afirma que as transferências se referem a um projeto de desenvolvimento de canabidiol que ela realizava em parceria com Antunes.
Apesar de o ministro do STF André Mendonça ter determinado que os mandados fossem cumpridos de forma discreta, moradores de Higienópolis relataram grande movimentação policial, interrupção do trânsito e presença ostensiva de agentes no local.

