Jerônimo Rodrigues fortalece ações sociais e culturais em agenda estratégica no Carnaval de Salvador
Governador destaca inclusão produtiva, investimento recorde na cultura afrobaiana e ampliação do apoio às manifestações tradicionais
Por: Redação
16/02/2026 • 09h40
Na última sexta-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu uma ampla agenda em Salvador, reforçando o compromisso do Governo do Estado com ações sociais, valorização cultural e inclusão durante o Carnaval 2026.
Às 11h, o governador visitou a Central de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis, no bairro de Ondina. Coordenada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a iniciativa integra a ação “Meu Corre Decente” no Carnaval de Salvador.
Foto: Reprodução/Flickr/Jerônimo Rodrigues
No espaço, o Governo do Estado garantiu a compra dos resíduos sólidos coletados pelos catadores, além da oferta de alimentação, fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assegurando mais dignidade, segurança e valorização aos profissionais que atuam durante a festa.
No período da tarde, Jerônimo Rodrigues acompanhou a saída do tradicional bloco afro Olodum, na Casa do Olodum, no Pelourinho, ao lado do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior. O Olodum integra o Carnaval Ouro Negro, que este ano contou com investimento recorde de R$ 17 milhões, beneficiando 95 projetos de entidades de matrizes africanas no Carnaval de Salvador e outros oito no Carnaval do Interior.
O programa assegurou a presença de blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e de índio, além da participação em festas populares como as tradicionais Lavagens do Bonfim, de Itapuã e de Purificação, e a Micareta de Feira, fortalecendo a identidade cultural baiana em diversas regiões do estado.
Encerrando a agenda, às 19h, no Largo do Pelourinho, o governador participou da abertura oficial do Carnaval do Pelô. Em 2026, o evento destinou mais de R$ 3 milhões à contratação de 87 atrações distribuídas em 10 modalidades, incluindo microtrios, nanotrios, shows em palco, bailes infantis, orquestras, bandinhas e performances, garantindo uma programação plural, democrática e acessível para baianos e turistas.
A agenda consolidou o compromisso da gestão estadual em promover cultura, inclusão produtiva e valorização social durante uma das maiores e mais emblemáticas festas populares do Brasil.

