Jerônimo Rodrigues destaca avanços sociais, econômicos e educacionais em abertura da Alba
Governador reafirma compromisso com todos os territórios baianos, com investimentos históricos em educação, programas sociais e obras estruturantes que fortalecem o desenvolvimento do estado
Por: Redação
03/02/2026 • 14h07
Nesta terça-feira (03), durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o governador Jerônimo Rodrigues reafirmou a educação como eixo central do desenvolvimento do estado e ressaltou a aproximação do governo com estudantes e educadores em todos os territórios. Ele também destacou o crescimento econômico, os investimentos sociais e a ampla presença do Estado em sintonia com o projeto nacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jerônimo Rodrigues ressaltou ainda a trajetória de transformação da Bahia, afirmando que já visitou 373 dos 417 municípios e pretende alcançar todos até o final do ano. “São expedições de escuta ativa, de diagnóstico preciso e de celebração compartilhada das conquistas”, disse, destacando a presença do governo em zonas rurais, distritos, quilombos, aldeias e povoados.
No campo social, o governador apontou avanços no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ampliação de repasses a municípios para CRAS e CREAS, além de programas como Bahia Sem Fome, Coletivos Bahia pela Paz, Corra pro Abraço e Minha Casa Minha Vida, que viabilizou mais de 3 mil unidades habitacionais entre 2023 e 2025.
Ele enfatizou que a Bahia reduziu em 58% a insegurança alimentar grave, contribuindo para a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU.
O governador também destacou o crescimento econômico do estado, afirmando que a Bahia liderou o ranking nacional de investimentos públicos em 2025, gerou mais de 104 mil empregos formais no ano e mantém 2,24 milhões de vínculos ativos.
Entre os projetos estruturantes estão a nova Rodoviária da Bahia, o VLT, a expansão do metrô e a Ponte Salvador-Itaparica, prevista para início das obras em junho de 2026. Além disso, o governo tem investido em obras de drenagem, pavimentação, praças e habitação, além de avançar na transição energética e na atração de grandes investimentos.
Na educação, Jerônimo Rodrigues reafirmou o setor como eixo estratégico do desenvolvimento estadual. Ele destacou a expansão da educação em tempo integral, com quase 750 unidades em 394 municípios, atendendo 171 mil adolescentes e jovens – a maior rede pública em tempo integral do país.
Desde 2023, o governo investiu R$ 10 bilhões em construção, ampliação e reforma de escolas, incluindo 243 novos prédios, além de R$ 5 bilhões aplicados em programas voltados à qualidade do ensino e aos direitos dos estudantes.
“Estamos fazendo uma revolução na infraestrutura física das nossas escolas, que não tem par com qualquer outro momento da história da educação na Bahia”, afirmou o governador, reforçando que o governo está presente em todos os territórios, ouvindo professores, gestores e estudantes para garantir políticas públicas que integrem desenvolvimento social, econômico e educacional.

