Tecnologia Bodyscan impede entrada de ilícitos no Conjunto Penal de Barreiras
Ação reforça eficiência da Seap e compromisso do secretário José Castro com a segurança prisional
Por: Redação
05/09/2025 • 11h18 • Atualizado
O uso do Bodyscan foi novamente decisivo para garantir a segurança no sistema prisional baiano, nesta terça-feira (2), a tecnologia de escaneamento corporal impediu a entrada de ilícitos no Conjunto Penal de Barreiras, durante revista em duas visitantes.
O equipamento detectou alterações suspeitas, e as mulheres foram encaminhadas ao Hospital do Oeste sob acompanhamento da Coordenação de Segurança e Vigilância, com apoio da Polícia Militar. Os exames confirmaram a presença de objeto estranho no corpo de uma das visitantes.
Na revista inicial, também foram apreendidos um celular iPhone 11, que estava oculto em uma sacola, e quatro comprimidos cuja substância ainda será comprovada. Todo o procedimento foi conduzido por policiais penais femininas, dentro das normas legais.
Após atendimento médico, as visitantes foram levadas à Delegacia de Polícia de Barreiras, onde a ocorrência foi registrada.
A ação reforça o compromisso de gestão atual com a disciplina, a segurança e o combate à criminalidade dentro das unidades prisionais. O secretário José Castro destacou que a tecnologia e os demais investimentos do Governo do Estado têm sido prioridades nesta gestão.
"O episódio evidenciou como o Bodyscan representa um avanço tecnológico no sistema prisional. Mais do que coibir a entrada de ilícitos, ele simboliza a modernização da gestão, o fortalecimento da inteligência e a garantia de mais segurança para servidores e custodiados. Além disso, reforça o compromisso do Estado em adotar soluções inovadoras que previnam riscos, preservem vidas e assegurem a ordem dentro das unidades."
Com a atuação firme da Seap, a Bahia mantém o fortalecimento da política de segurança penitenciária, garantindo o cumprimento da lei e a proteção da sociedade.