Polícia Civil investiga fraude milionária em contrato do TJ-BA
Operação Baixa Execução aponta desvio de R$ 2,9 milhões em serviços de manutenção não realizados
Por: Redação
14/08/2025 • 15h21
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Baixa Execução, com o objetivo de investigar um esquema de fraude em contrato de manutenção de equipamentos de refrigeração no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A empresa contratada para prestar os serviços teria recebido mais de R$ 2,9 milhões por atividades que, segundo apurações, não foram efetivamente realizadas.
As investigações estão sob responsabilidade do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), por meio da Delegacia dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap). De acordo com os investigadores, foram produzidos relatórios falsos para simular manutenções preventivas e corretivas em diversas comarcas do estado.
Apesar de constarem como concluídas nos documentos oficiais, as manutenções não ocorreram em grande parte dos locais indicados, o que configura possível crime de fraude na execução de contrato administrativo, além de falsificação de documentos públicos.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão com o intuito de coletar provas e aprofundar a apuração dos fatos. Até o momento, não houve confirmação sobre prisões ou adoção de outras medidas cautelares. O material apreendido deverá ser analisado pelas autoridades para identificar todos os envolvidos e mensurar o dano aos cofres públicos.