Quinta-feira, 21 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Léo Prates confirma saída do PDT e deve...

Léo Prates confirma saída do PDT e deve disputar reeleição pelo Republicanos em 2026

Ao trocar o PDT pelo Republicanos, deputado confirma prioridade a alianças locais e dá passo previsível em sua trajetória

Por: Redação

04/08/202510h30

O deputado federal Léo Prates anunciou que deixará o PDT e já negocia sua filiação ao Republicanos, partido ligado à base conservadora nacional. Em entrevista concedida ao Bahia Notícias, Prates afirmou que sua saída da sigla ocorre por “questão de princípio”, uma vez que o PDT tem se alinhado politicamente ao governo estadual, com o qual o parlamentar se coloca na oposição.

“Eu sou feliz no PDT, gosto do PDT e quero ficar. Mas tem uma questão de princípio que é a minha aliança com o povo de Salvador, com o povo da Bahia, e com ACM Neto e Bruno Reis em primeiro lugar, que me impossibilitam de permanecer no atual desenho do PDT”, declarou.

O deputado revelou que mantém um acordo com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e com o dirigente estadual da legenda, Félix Mendonça Júnior, para confirmar oficialmente sua saída durante a janela partidária em 2026, período legal que permite a troca de partidos sem perda de mandato.

Apesar de também manter diálogos com o União Brasil, partido de ACM Neto, Léo Prates indicou maior proximidade com o Republicanos, legenda presidida na Bahia pelo deputado federal Márcio Marinho. O parlamentar agradeceu publicamente ao colega por tê-lo acolhido “em um momento de extrema dificuldade”.

“O presidente Márcio Marinho me abriu as portas. Quero dizer publicamente que a gratidão é eterna. Claro que no final tenho que ouvir ACM Neto e Bruno Reis, mas mantido o cenário atual do PDT, o caminho que se materializa com mais concretude é o do Republicanos”, disse.

Com base eleitoral sólida na capital baiana, Prates descartou disputar outros cargos em 2026 e confirmou que buscará um novo mandato na Câmara dos Deputados. Prates já ocupou os cargos de vereador, deputado estadual e secretário municipal de Saúde.

Atualmente em seu primeiro mandato na Câmara Federal, ele reforçou ainda que seu objetivo de longo prazo é disputar a Prefeitura de Salvador. “Não escondo de ninguém que meu projeto de vida é um dia ser prefeito de Salvador. Quando isso vai acontecer, eu não sei.”

Política
Câmara Federal
Prefeitura de Salvador
Eleições 2026