Quinta-feira, 21 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Jerônimo rebate críticas de ACM Neto e d...

Jerônimo rebate críticas de ACM Neto e defende transparência nas contas da Bahia

Governador desafia oposição a verificar relatórios do TCE, enquanto questionamentos sobre empréstimo estadual continuam a dividir opiniões

Por: Redação

18/08/202517h17Atualizado

Foto: Reprodução/Divulgação

O clima político esquentou ainda mais nesta segunda-feira (18), após o governador Jerônimo Rodrigues (PT) rebater duramente as críticas de ACM Neto (União Brasil) sobre o empréstimo solicitado pelo Estado. Durante evento na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Jerônimo acusou Neto de fazer críticas sem se aprofundar nas informações e sugeriu que o ex-prefeito de Salvador deveria "tirar um tempinho" para consultar os relatórios do Tribunal de Contas do Estado (TCE), onde, segundo o governador, todas as contas estaduais são devidamente auditadas e aprovadas.

"Se ele tirar um tempinho para poder ir no Tribunal de Contas, ele vai ver o relatório oficial de contas. Lá está toda a prestação feita pelo TCE, que ainda passa pelo crivo da Assembleia Legislativa. É só estudar e ver onde estamos executando os recursos", afirmou Jerônimo.

Apesar da defesa de Rodrigues, o pedido de empréstimo continua a ser um ponto de forte controvérsia. O governo estadual busca recursos para amenizar o déficit fiscal e financiar projetos essenciais, mas opositores alegam que a atual gestão não tem sido transparente o suficiente em relação à real necessidade do crédito e suas implicações no futuro econômico da Bahia.

A troca de acusações entre o governador e o ex-prefeito reflete um cenário político tenso, no qual a oposição questiona a eficiência da administração petista, enquanto o governo tenta desviar as críticas enfatizando a legalidade e a transparência de suas ações. Para especialistas, o desgaste da imagem do governo poderá aumentar caso a gestão não apresente dados mais claros sobre o impacto do empréstimo nas finanças públicas, principalmente diante da crescente desconfiança em relação ao endividamento do Estado.

Com as contas sendo discutidas no Tribunal de Contas e ainda passando pelo crivo da Assembleia Legislativa, a pressão política sobre Jerônimo Rodrigues tende a crescer, e a questão do empréstimo promete ser um dos principais temas do debate público nas próximas semanas.

Política
Governo do Estado
TCE
FIEB