Quinta-feira, 21 de agosto de 2025Sobre nósFale conosco

Início

Notícias

Deputado Federal Capitão Alden propõe de...

Deputado Federal Capitão Alden propõe dedução no Imposto de Renda (IR) para profissionais de Segurança Pública

Projeto de Lei prevê abatimento de gastos com armas, munições e capacitações no Imposto de Renda

Por: Redação

05/08/202515h45

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Com a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), vice-líder da Oposição na Câmara, apresentou nesta segunda-feira (4) o Projeto de Lei 3678/2025, que prevê a dedução no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de despesas realizadas por profissionais de Segurança Pública com munições, armas de fogo, cursos e treinamentos diretamente relacionados ao exercício da profissão.

Segundo o parlamentar, o objetivo é reconhecer o esforço financeiro que muitos desses profissionais precisam fazer com recursos próprios para se equipar e se capacitar, em virtude da limitação de investimentos públicos.

“A Constituição Federal, em seu art. 144, confere papel essencial às instituições de Segurança Pública na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Entretanto, é notório que muitos profissionais, diante da limitação de recursos públicos, recorrem ao próprio orçamento familiar para adquirir equipamentos e realizar capacitações indispensáveis ao bom exercício da função”, afirmou Capitão Alden.

O projeto visa beneficiar agentes como policiais civis, militares, federais, penais, bombeiros militares e guardas municipais. A proposta é que as despesas realizadas com a aquisição de armamentos e treinamentos voltados à atividade profissional possam ser abatidas da base de cálculo do Imposto de Renda, promovendo, segundo Alden, justiça fiscal e valorização da categoria.

Para o deputado, a medida também representaria um estímulo à qualificação contínua, essencial para o aprimoramento das atividades de segurança e para a proteção da sociedade.

O PL 3678/2025 ainda será analisado pelas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de seguir para votação em plenário. Se aprovado, o texto ainda precisará passar pelo Senado e pela sanção presidencial para entrar em vigor.

 Confira o texto do PL 3678/2025 na íntegra:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2965225&filename=PL%203678/2025

Câmara dos Deputados
Projeto de Lei
PL 3678/2025
Congresso Nacional
Imposto de Renda da Pessoa Física
Política
Constituição Federal