Obras do VLT avançam e Governo do Estado autoriza novas etapas para transformar a mobilidade na capital
Trecho entre os bairros do Comércio e da Calçada tem investimento previsto de R$ 113 milhões
Por: Redação
21/07/2025 • 16h30 • Atualizado
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador seguem em ritmo acelerado e entraram, nesta segunda-feira (21), em uma nova fase decisiva. O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou duas autorizações que impulsionam o avanço do projeto: o aditivo contratual do Lote 1, que compreende o trecho entre a Calçada e o Comércio, e o lançamento do edital para implantação dos sistemas de Sinalização e Telecomunicações dos Lotes 1, 2 e 3.
“Estamos ampliando o VLT da Calçada até o Comércio, com mais seis estações, garantindo acesso facilitado a pontos como a Feira de São Joaquim, o Moinho, o Instituto do Cacau e o Porto, além de melhorar o deslocamento até o Bonfim e o Subúrbio. Também vamos licitar obras de iluminação, sinalização e instalação de câmeras ao longo do trajeto, integrando o sistema à segurança pública e à gestão de serviços da prefeitura”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
O ministro Rui Costa reforçou a dimensão social da obra. “O VLT vai mudar a mobilidade da cidade, interligando os bairros da região portuária e dando dignidade ao povo que hoje enfrenta dificuldade para se deslocar. Vai ter um transporte público moderno, rápido, seguro e com preço acessível, permitindo que as pessoas se desloquem com conforto e mais qualidade de vida”, destacou.
A ampliação do contrato do Lote 1 contempla investimento de R$ 113 milhões, voltados principalmente para obras de drenagem entre a Calçada e o Terminal Turístico, passando pelo Ferry-Boat e o Hospital da Marinha. Já o novo edital de Sinalização e Telecomunicações abrange os três lotes do sistema e prevê R$ 446 milhões em investimentos, oriundos do Orçamento Geral da União com contrapartida estadual.
Entre as inovações previstas para o VLT estão: Wi-Fi gratuito em 35 pontos de acesso; Catracas com sistema de bilhetagem automática, integradas ao metrô e ônibus; Fibra óptica dedicada, permitindo interconexão com o metrô; Câmeras com inteligência artificial para monitoramento em tempo real; Painéis digitais com atualizações de horários e rotas; Operação remota de todo o sistema, aumentando a eficiência e segurança.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o VLT de Salvador terá 36 quilômetros de extensão, 34 paradas e capacidade para atender cerca de 100 mil passageiros por dia. O investimento total é estimado em R$ 5 bilhões.
As obras estão divididas em três trechos: Trecho 1- Ilha de São João até a Estação Calçada (16,7 km), sob responsabilidade do Consórcio Expresso Mobilidade Salvador; Trecho 2- Paripe a Águas Claras (9,2 km), executado pelo Consórcio VLT Lote 2; Trecho 3 - Águas Claras a Piatã (10,5 km), com integração ao metrô no Bairro da Paz, conduzido pelo Consórcio Bahia Atlântico.
A proposta do VLT é oferecer um sistema de transporte sustentável, seguro e acessível, promovendo integração com ônibus, metrô e transporte marítimo, além de estimular o desenvolvimento urbano nas regiões atendidas.