Bahia terá hospitais estaduais em todas as regiões até 2026, afirma governador Jerônimo Rodrigues
Cerca de oito hospitais estão em construção no estado e novas policlínicas também estão nos planos do governo
Por: Redação
18/07/2025 • 17h00
Durante agenda oficial em Juazeiro, no norte da Bahia, na última quinta-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou que o estado terá hospitais estaduais em todas as regiões até 2026. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o chefe do Executivo baiano destacou os investimentos em infraestrutura hospitalar e reforçou o compromisso com a descentralização do atendimento de média e alta complexidade.
Segundo o governador, cerca de oito hospitais estão atualmente em construção, com obras em andamento em cidades como Jacobina, Valença (Costa do Dendê), Itapetinga e Itororó (Vale do Sudoeste). Algumas dessas unidades já estão em fase final de conclusão. “O de Itapetinga tá quase tudo prontinho. Já dei a ordem de serviço de uma policlínica lá. E tem um quase em ponto de bala, que é o de Paulo Afonso, o Hospital Universitário Regional”, afirmou Jerônimo.
Outro destaque foi o hospital de Alagoinhas, no Litoral Norte, cuja entrega está prevista para ocorrer até o final deste ano. O governador afirmou que a inauguração está entre suas prioridades e que pretende visitar a cidade em breve para marcar a conclusão das obras.
Além dos hospitais, o governo também pretende ampliar a rede de policlínicas regionais, com a previsão de instalação de mais três unidades para fortalecer a estrutura de saúde em municípios-polo. “Se você pegar um mapa da Bahia e fizer um X onde há hospitais do Estado com alta complexidade, verá que até meados do ano que vem, no máximo, teremos cobertura hospitalar em todas as regiões da Bahia”, destacou o governador.
A proposta faz parte de uma política estadual de regionalização da saúde, com foco na melhoria do acesso e na qualidade do atendimento, especialmente em áreas do interior que historicamente sofrem com a falta de serviços hospitalares especializados.