Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026Sobre nósFale conosco
Vipay horizontal 2

Início

Notícias

Barragem de Baraúnas avança e deve benef...

Barragem de Baraúnas avança e deve beneficiar 65 mil pessoas na Chapada Diamantina

Com mais de 90% das obras concluídas, projeto reforça abastecimento em quatro municípios e recebe investimento superior a R$ 179 milhões do Governo do Estado em parceria com a União

Por: Redação

20/02/202610h50

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador em exercício Geraldo Júnior esteve, nesta quinta-feira (19), na Chapada Diamantina para acompanhar de perto a obra de implantação da Barragem de Baraúnas/Vazante, localizada entre os municípios de Seabra e Boninal.

A vistoria técnica contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, da secretária de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento do Estado, Larissa Moraes, e do prefeito Neto da Pousada. As autoridades conheceram o projeto completo e as etapas de execução da obra, considerada estratégica para o desenvolvimento regional.

A barragem é uma das mais aguardadas da região e tem como objetivo ampliar a oferta de água bruta para Mucugê e parte de Piatã, além de Seabra e Boninal, beneficiando também comunidades rurais próximas ao reservatório. A estrutura vai reforçar o abastecimento, apoiar a irrigação de subsistência e regularizar a vazão do rio Cochó, garantindo segurança hídrica para cerca de 65 mil pessoas, conforme destacou a titular da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS), Larissa Moraes.

“Essa é uma obra estruturante, que garante água para o povo, fortalece e traz mais desenvolvimento para a Chapada. Estamos falando de dignidade e qualidade de vida para milhares de famílias”, afirmou a secretária.

O investimento supera R$ 179 milhões, com recursos do Governo do Estado e contrapartidas da União, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além do município. A obra é executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento, (Cerb) e já alcançou 90,24% de avanço físico.

Durante a visita, Geraldo Júnior ressaltou a importância da barragem para o futuro da região. “Esse é o nosso principal desafio: ofertar água às pessoas. Sabemos da importância da barragem para consolidar essa garantia hídrica de forma permanente. É uma obra gigantesca para assegurar qualidade de vida e realizar o sonho de quem ainda não tem água em casa”, destacou.

O ministro Rui Costa reforçou a parceria entre os governos estadual e federal. “A previsão é concluir a barragem até junho. O governador Jerônimo Rodrigues, em parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem avançado com projetos de segurança hídrica na Bahia, como a barragem de Catolé, e a meta é ampliar novos projetos dentro do Água Para Todos para fortalecer o abastecimento e o desenvolvimento do interior”, afirmou.

Durante a agenda, a SIHS foi autorizada a iniciar o processo licitatório para implantação do sistema adutor de água bruta da sede do município de Wagner, beneficiando mais de sete mil pessoas. O documento foi assinado pelo governador em exercício e pelo ministro.

Geraldo Júnior também participou da assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e visitou as obras de uma creche e escola de educação infantil, reforçando o conjunto de investimentos em infraestrutura e serviços públicos na Chapada Diamantina.